segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pretérito Imperfeito!

Uma boa complicação é se fazer entender por determinadas pessoas na internet. Posso ser delicada, amorosa, queridinha, educada, simpática e outros adjetivos desta categoria, no trato do dia-a-dia com as pessoas que tenho contato no mundo real. Afinal, sou um ser humano sociável e os hábitos da boa convivência foram-me passados pela educação recebida por meus pais. Mas pelo lado virtual a coisa complica e complica muito. Tenho a meu desfavor a falta do olho no olho, a entonação da voz, a dificuldade de encontrar as palavras que meu interlocutor está mais acostumado a ler e também tenho que contar com o estado de humor que ele está passando no momento. Uma palavra a mais ou mal usada gera interpretações comparadas ao conflito na faixa de Gaza, guardadas as devidas proporções, é claro. E para piorar ainda mais, se julgam no direito de fazer a análise psicológica do que se escreveu no MSN, e-mails ou outra forma de contato virtual. Pura balela, porque ninguém sabe como é a situação vivenciada naquele momento. Daí vem à retaliação. Concertar isso é tão complicado e cansativo que chego a pensar se realmente vale à pena. Mas não pensem que não tento concertar o mal entendido. Tento sim e o que acontece, na maioria das vezes, são espaços em branco, silêncios constrangedores, ausências capciosas, enfim, uma total falta de respeito e criancice. Situação que comparo as vividas no meu tempo de infância quando brincava com meus amiguinhos e aconteciam as briguinhas de criança. Falávamos assim: “não brinco mais”. Agora, no presente, o não brincar mais significa a ausência, o abandono, esquecer o tempo onde as forças se juntavam, as palavras eram confortadoras e a compreensão era o ponto forte. Mas eu continuo e não abandono a raia mesmo que todos os espaços fiquem totalmente em branco. “To nem aí”. Como escreveu uma grande poetisa:

Não fale, faça...
Não programe, reaja
Não fique esperando
Venha...
Não precisa entender
Atue...
Canse... E descanse
Satisfeito
Refeito
Sem conceito
Imperfeito
Com defeito
Do teu jeito.

...são minhas atitudes que me fazem errar
ou acertar por ação. Mas não por omissão.(Bandys)♥
(reprodução autorizada pela autora)

Mal dos tempos modernos, onde a globalização aproximou as pessoas, mas as deixou completamente paranóicas.

**********************