sábado, 4 de abril de 2009

Passado...Presente...Futuro(?)

Photobucket

Esse ano de 2009 é realmente especial. Comemora-se os 160 anos da Teoria da Evolução de Charles Darwin.
Darwin teve a coragem e a falta de escrúpulo de publicar uma teoria dizendo que o homem não fora criado a imagem e semelhança de Deus, mas que era resultado de um processo evolutivo e que, em certo ponto da história, fomos uma espécie muito parecida com os macacos. Santa ingenuidade! Batman!
Até hoje, 160 anos depois existem movimentos contra sua teoria. Movimentos fortes, com perseguições e mortes, mostrando o que há de pior na humanidade.

Desde que os primeiros macacos decidiram usar um osso para caçar e também se defender (como apresentado no filme 2001 de Stanley Kubrick), pouco mudou.

Tudo bem... hoje, temos carros maravilhosamente rápidos, já fomos à lua, vestimos roupas em vez daquele vestuário padrão e antiquado de peles e ainda tem mais, tomamos banho e comemos com talheres, bem, quase todos.

Mesmo com tudo, a humanidade continua ainda sendo um bando de animais. Podemos dizer que um bando de animais bem sucedidos, pelo menos até agora ou talvez pelos próximos 20 ou 30 anos, pois estamos destruindo o nosso planeta.

Somos como o nosso amigo, o cachorro - brincamos, comemos, rosnamos, cuidamos da casa, mas, se nos sentirmos ameaçados, atacamos.

Fazemos isso para defender nossos empregos, quando andamos na rua, trombamos e não dizemos desculpe, não abrimos as portas para os outros e muito menos oferecemos ajuda. Também gastamos mais do que necessário, juntamos mais que precisamos. Parecemos com castores, guardando e guardando...

Vivemos em tocas e principalmente, não paramos de nos reproduzir. Veja só, pouco tempo atrás, éramos 5 bilhões... e agora, pouco tempo depois, somos 6.5 bilhões... logo, estaremos com 10 bilhões...

No reino animal, cada população tem um controlador. O controle populacional é definido por um predador ou, por um chefe. Bastou o controlador faltar ou ter alimento, pronto, a superpopulação acontece.

No mundo dos ratos, isso acontece com freqüência. Eles se mantém estáveis, até que algo acontece, e o responsável pelo ninho dá a ordem para que as fêmeas se reproduzam, mas, em vez delas terem 1 ou 2, todas tem dezenas de ratinhos. Com isso, muitos morrem de fome ou se tem uma infestação de ratos.

Hoje, pode-se dizer que a Terra está infestada de seres humanos e nos falta um controlador.

A história deste planeta é recheada de fatos, onde, populações inteiras foram dizimadas, como no caso dos dinossauros. Se eles ainda existissem, certamente não haveria a humanidade... talvez, eles fossem a vida inteligente do planeta.

A Terra está mudando, o clima ficando mais quente devido ao efeito estufa e logo, teremos muitas mudanças.

Infelizmente se a humanidade, não deixar de lado o seu lado animal, de consumir o que pode, brigar pelo seu terreno, matar e principalmente, parar de se reproduzir, será muito bom, se conseguirmos chegar ao século XXII, imagine ao ano 3000?

A sociedade mundial, nunca foi tão frágil como agora. Todas as economias são tão interdependentes, que nada pode parar. O planeta hoje funciona como um organismo vivo, onde, uma fábrica de celulares, usa material de empresas de dezenas de países do mundo, que também usam matéria prima de outras dezenas e assim vai. O Brasil depende do resto do mundo, os EUA e a Europa mais ainda... se um dia o ciclo de importações e exportações pararem, tudo vai parar.

Pois é, a humanidade que está aí e, segundo os geneticistas não está mais evoluindo biologicamente, está retrocedendo no aspecto social. Vivemos em uma sociedade doente, cheia de dores e de tragédias. A vida humana não vale nada, menos que um par de tênis. Vivemos atrás das cercas, nos protegendo como animais em um curral.

Será que é este mundo evoluído, porém caótico que deixaremos para os nossos filhos, netos e bisnetos?


Photobucket

Esta charge, por sinal criativa faz uma alusão à evolução da raça humana que se desenvolveu a partir dos macacos chegando ao homo sapiens que se rendeu à máquina, a tecnologia representada pelo micro computador. Contudo, apesar de toda tecnologia e do avanço da raça humana, a verdadeira evolução se dá quando o homem volta para dentro de si mesmo, para o auto conhecimento, valorizando o transcendental em si mesmo e nos outros buscando e preservando seu equilíbrio.

***********************************