quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pérolas!



Que todos nós temos dificuldades ou problemas é cair no lugar comum. Isso constitui sinal de vida, ou seja, só não têm problemas aqueles que “já repousam de suas lutas”.
Segundo Peale “quando compreendemos que os nossos problemas não são apenas inevitáveis, mas servem a um propósito criativo definido, estaremos elevando nossa filosofia da existência humana. Já não perderemos tempo nos lamentando ou nos compadecendo de nós próprios, tornando-nos ressentidos ou entregando-nos ao desânimo. Aprendemos, aos poucos, a tomar as atitudes como parte do processo de amadurecimento”.
Um exemplo de como as dificuldades produz beleza são as pérolas. As pérolas, com sua história de fascinação e riqueza, são consideradas tesouro de valor inestimável. Elas começam quando um grão, de areia, por exemplo, penetra no interior da ostra, causando-lhe irritação. A concha da ostra possui uma substância lustrosa chamada nácar, que libera suas células, formando camadas e mais camadas ao redor do corpo estranho, a fim de proteger a ostra do intruso. Essas camadas sobrepostas vão formando uma substância lisa e compacta, e, ao final de meses ou anos desse processo, uma linda pérola surge.
Pérolas são, na verdade, frutos do sofrimento. Elas só existem se uma substância estranha é depositada junto à carne da ostra, machucando-a. E, assim como as ostras transformam um grande problema em algo belo, nós também, através das dificuldades do dia-a-dia, poderemos produzir verdadeiras pérolas em nossa existência.



Pense num problema contra o qual vem lutando há algum tempo. Talvez você já tenha pensado em várias alternativas para se ver livre dele, sem contudo, chegar à solução alguma. Mas quem sabe se pensarmos através de uma ótica diferente ele não seria um fator de crescimento. Quem sabe quantas lições este problema esteja nos ensinando, como a paciência, a humildade, o pedir perdão ou o perdoar?
Seja qual for o problema que estejamos enfrentando no momento, existe a alternativa de olhá-lo de forma mais suave, incluindo a vontade de aprender com ele.
White escreveu que “circunstâncias adversas deveriam criar uma firme determinação para superá-las. Uma barreira vencida dará maior habilidade e coragem para seguir avante. Insista na direção correta, faça uma mudança sólida e inteligentemente. Então as circunstâncias serão suas colaboradoras e não empecilhos”.

Stella M.