sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atitude!!


Senhor,
guarda-me de tornar-me arrogante
e dominado pela idéia
de que sou superior aos demais
Ensina-me a gloriosa lição de que,
de quando em quando, estou errado
e preciso me retratar
Faze-me útil,
mas não mandão.
Com minha vasta reserva de sabedoria e experiência,
parece-me uma pena
não usá-las todas ...
Mas tu sabes,
Senhor,
que desejo alguns amigos sinceros, no final.
Amém.

(oração de um anônimo)

Esta oração eu li já faz um bom tempo e guardei para que eu tivesse a oportunidade de refletir e julgar algumas de minhas ações no convívio com as pessoas.
No dia-a-dia, às vezes, passamos por situações nas quais agimos precipitadamente, tratando as pessoas de modo ríspido, dando respostas ásperas e impensadas, faltando com a cortesia, deixando rastros de antipatia. Mas não precisamos necessariamente deixar que as coisas se mantenham assim. Podemos desenvolver um pouco de sensibilidade e pensar que talvez não gostaríamos de ser tratados daquela forma, como nós chegamos a tratar os outros, e então retroceder, procurando corrigir o erro. Tentar corrigir algum erro não é sinônimo de fraqueza, mas de nobreza, de verdadeira grandeza.

Existem pessoas que se sentem desconfortáveis com palavras como “eu errei” ou “perdoa-me”. Dizer “sinto muito” não faz parte de seu modo de ser. Jamais mudam de opinião diante de qualquer pessoa. Estas pessoas estão, na verdade, presas a seu orgulho. Max Lucado escreveu que “a prisão do orgulho, para muitos, não é tão óbvia, mas as características são as mesmas. O lábio superior é igualmente retesado arrogantemente, o queixo sempre levantado e o coração invariavelmente endurecido”.
Nessa prisão há muitos homens e mulheres auto-suficientes, determinados a agirem à sua própria maneira. Não importa o que eles fazem, a quem fazem ou como chegam a um fim, a única preocupação é estarem sempre certos e nunca voltarem atrás. Eles até têm consciência de que estão errados, mas fazem de conta que estão certos e nunca experimentam o gosto admirável e a sensação de bem-estar que traz uma atitude humilde de arrependimento e de perdão.



O esforço para estar sempre certo, implica o emprego de uma energia mental tão expressiva, que muitas vezes nos distancia das pessoas, porém procurar corrigir os erros e pedir perdão é o resultado natural da humildade de espírito. Pode até parecer estranho para alguns, mas a humildade é um dos caminhos que conduzem à alegria. Humildade não é fraqueza ou submissão, mas sim um nobre respeito por todas as criaturas, o reconhecimento de que o próximo é alguém digno de consideração e merecedor. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil de sua pessoa, a boa semente.
E para concluir, deixo aqui um pensamento que a muito tempo perdi a autoria,
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Beijos carinhosos

Stella M.